terça-feira, 14 de setembro de 2010

Saudade aguda


(Hoje estava na dúvida sobre o que postar no blog, mas quando li uma declaração de uma mãe saudosa. caíram lágrimas, então não hesitei.)

Tem gente que prefere proteínas a carboídratos. Tem gente que prefere maça a banana. Eu prefiro algumas palavras a outras. Assim, prefiro "echar de menos" a sentir saudades.

Aprendi com uma profe e amiga querida que "echamos de menos". Com ela não aprendi apenas a conjugar a expressão tão espanhola, como aprendi a sentir o "echar de menos".

Eu, nostalgica que sou, vivo intensamente "echando de menos". E é assim desde das minhas mais remotas lembranças. E desde de 2008 (quando ainda a saudade dominava o lugar do atual "echar de menos"):

"Saudade pode ser coisa boa. A saudade alimenta os bons sentimentos e deixa de lado aquelas picuinhas que desgastam a relação diária. Uma pessoa saudosa pode se satisfazer com pouco. Bastam detalhes. Nessa relação, em que se sente falta da presença física, as palavras assumem um valor imenso, intenso, descomedido. Gosto dessa ideia. As palavras possuem, nesse sentido, sutileza e grandeza com uma delicadeza idescritível. Palavras abraçam, acariciam. Ler palavras requer interpretação, então recomendo que se fuja de análises dolorosas, optando pelo afago sincero. A saudade tão prosaica, tão simples permite o olhar atento ao pouco, aparentemente insignificante, mas não menos verdadeiro."


Saudade do descompromisso com o mundo

Uma das minhas atuais saudades
Raphaela R.

2 comentários:

  1. Ei Raphinha....
    adorei o seus post! Nunca ouvi essa expressão espanhola, mas acho que entendi o que quer dizer!
    Sinto muita sua falta, você não sabe o tanto! Saudade boa e ruim, porque lembro o tanto que é bom estar com você,mas ao mesmo tempo dá um aperto por não ter você por perto! Aqui me falta saudade pra me expressar, afinal, i miss u é muito pouco pra falarr desse sentimento todo, i miss the bus, the class, mas pra falar de pessoas é só saudade mesmo!

    ResponderExcluir